A TVEL, UMA DIVISÃO DA RUSSA ROSATOM, VENCE A LICITAÇÃO PARA FORNECER LÍTIO-7 PARA AS USINAS NUCLEARES BRASILEIRAS

litio-300x176A gigante russa Rosatom venceu a licitação da Eletronuclear para fornecer mais de 100 quilos de hidróxido de lítio-7. O produto é destinado ao uso no sistema de resfriamento do reator de ambas as unidades de energia em operação da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (Central Nuclear de Angra dos Reis). O lítio-7 com fração atômica do isótopo de pelo menos 99,9%, produzido pela Planta de Concentrados Químicos de Novosibirsk, é tradicionalmente usado no setor de energia nuclear como aditivo para o refrigerante primário de reatores PWR (reatores de água pressurizada) para corrigir a química da água, bem como na produção de reagentes químicos litipara a energia nuclear, como principal componente na preparação de membranas de troca iônica de grau nuclear, que fazem parte do equipamento de tratamento de água de refrigeração do reator.

Mikhail Metelkin (foto abaixo, à esquerda), Diretor de Negócios da Unidade de Produtos Químicos Especiais da TVEL JSC, uma divisão da Rosatom, disse que  a Divisão de Combustível da companhia  é uma das líderes no mercado global de produtos de lítio e um fornecedor confiável.

Planta de Concentrados Químicos de Novosibirsk vem se russoespecializando na produção de vários compostos de lítio há mais de 60 anos. A planta tem modernas instalações de produção de alta tecnologia que garantem um alto grau de pureza química de acordo com as exigências dos clientes”. Para lembrar, a empresa de combustível da Rosatom, TVEL, inclui a fabricação de combustível nuclear, empresas de conversão e enriquecimento de urânio, produção de centrífugas de gás, bem como organizações de pesquisa e desenvolvimento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of